Sociedade

Helena Brites é a nova chefe de divisão da Cultura na Câmara de Leiria

14 out 2016 00:00

Continua a exercer as funções de presidente da Junta de Freguesia do Arrabal.

helena-brites-e-a-nova-chefe-de-divisao-da-cultura-na-camara-de-leiria-5191

O lugar estava vago há 21 meses. Helena Brites é a nova chefe de divisão da Cultura na Câmara de Leiria – e entra designada em regime de substituição (a alternativa era a abertura de concurso) depois de já ter sido escolhida pelo Município, em Fevereiro deste ano, para integrar o grupo de missão da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2017. 

O nome de Helena Brites começou a destacar-se na órbita socialista em 2013, quando venceu as eleições autárquicas no Arrabal, contribuindo para uma conquista que o PS não saboreava há mais de 30 anos.

Vai continuar a exercer as funções de presidente da Junta de Freguesia em regime de não permanência, mas suspende a actividade profissional como musicoterapeuta (incluindo em projectos da SAMP – Sociedade Artística e Musical dos Pousos) e professora de educação musical. 

A nova chefe de divisão da Cultura, ao serviço desde o dia 3 de Outubro, fez o curso de professores do ensino básico na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e é mestre em Musicoterapia pela Universidade Lusíada de Lisboa.

Estudou ainda no Conservatório de Música do Orfeão de Leiria. Espera tornar-se "uma mais-valia" nesta etapa e frisou que "o grande cunho" da sua liderança na freguesia do Arrabal "tem sido a dinâmica cultural".

O cargo no Município de Leiria era anteriormente ocupado por Pedro Ferreira, que pediu a demissão por motivos pessoais, cessando funções em Janeiro de 2015.