Sociedade

Helder Roque indicado como candidato à Câmara de Leiria pelo PSD

13 fev 2021 11:05

A notícia está a ser avançada pela estação de televisão SIC. Até ao momento, não foi possível obter um comentário nem do médico, nem do presidente da concelhia de Leiria do PSD.

helder-roque-indicado-como-candidato-a-camara-de-leiria-pelo-psd
Helder Roque liderou durante anos o Hospital de Santo André e depois o Centro Hospitalar de Leiria
Ricardo Graça

Médico e antigo presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, Helder Roque será a escolha do PSD para candidato à Câmara de Leiria.

A notícia foi avançada pela estação de televisão SIC, no Jornal de Noite desta sexta-feira, numa peça sobre os nomes apontados para liderarem listas em várias capitais de distrito pelos sociais-democratas.

O JORNAL DE LEIRIA está a tentar obter uma reacção, quer de Helder Roque, quer dos presidentes das comissões políticas concelhia e distrital do PSD, mas até ao momento tal não foi possível.

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, Helder Roque estava há vários meses referenciado como hipótese para candidato à Câmara de Leiria. Terá, inclusive, integrado um estudo de opinião com o objectivo de o PSD testar várias possibilidades para tentar conquistar a capital de distrito.

Paulo Batista Santos, presidente da Câmara da Batalha, era outro dos nomes em cima da mesa, mas o próprio já veio descartar essa possibilidade, revelando, esta quinta-feira, que será candidato no seu concelho.

Em declarações recentes ao Região de Leiria, Álvaro Madureira, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD, referia que as características do candidato já estavam definidas. “Terá que ser uma pessoa do concelho, que viva no concelho, conheça muito bem o concelho e a autarquia. Um empreendedor, um jovem que goste do concelho de Leiria, que tenha um projecto mobilizador e que esse projecto seja complementado com as dinâmicas próprias do partido”, disse.

Natural de Portimão, Algarve, Helder Roque, 65 anos, está há muito radicado em Leiria, onde vive. Médico de medicina geral e familiar, pós-graduado em Medicina do Desporto, foi presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo André e do Centro Hospitalar de Leiria entre 2005 e 2019. Antes, tinha sido director do Centro de Saúde de Leiria Dr. Gorjão Henriques.

Em termos políticos, foi vereador na Câmara de Leiria entre 1994 e 1997, em regime de permanência e substituto do presidente, eleito pelo PSD. Em 2001 encabeçou a lista “Cidadãos Independentes” às eleições autárquicas. A nível associativo, presidiu à Associação de Futebol de Leiria (1996/99).