Saúde

Helder Roque deixa hospital de Leiria em Junho

4 mai 2019 00:00

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria entregou renúncia à ministra da Saúde.

helder-roque-deixa-hospital-de-leiria-em-junho-10237

Helder Roque apresentou a sua renúncia de presidente do Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de Leiria à ministra da Saúde, no final do mês de Abril.

De acordo com a legislação da função pública, o pedido de renúncia tem efeitos a partir do primeiro dia do mês seguinte.

Assim, Helder Roque cessa as suas funções a partir do dia 01 de Junho, data em que já deverá ser anunciado um novo presidente do CA ou a tutela nomeará alguém de forma interina.

Helder Roque apresentou a demissão do cargo ao Ministério da Saúde no dia 28 de Fevereiro. Desde então não obteve qualquer resposta da tutela ao seu ofício.

O presidente do CA tem-se mantido em funções, limitando-se, praticamente, à gestão corrente do CHL.

Passados dois meses, Helder Roque decidiu renunciar ao cargo para que o hospital possa continuar a sua estratégia.

O presidente demissionário tem vindo a reclamar a falta de investimento do Governo no Centro Hospitalar de Leiria, assim como o reforço quase inexistente do número de profissionais.

A agudizar o problema, os doentes referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), via INEM, oriundos de Ourém, continuam a ser enviados para Leiria, quando o acordo com a tutela sempre foi seguirem para o Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou foram rejeitados recentemente dez pedidos urgentes de contratações directas de recém-especialistas para vários serviços, que estão muito carenciados de profissionais de saúde.

Leia mais na edição do Jornal de Leiria da próxima quinta-feira.