Saúde

Helder Roque assume direcção clínica no Grupo H Saúde

21 nov 2022 15:15

Antigo presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, aposentou-se recentemente do sector público e vai agora assumir funções de direcção clínica em várias unidades do Grupo H Saúde, de Alcobaça.

helder-roque-assume-direccao-clinica-no-grupo-h-saude
Helder Roque liderou o Hospital de Santo André e o Centro Hospitalar de Leiria durante 14 anos
Ricardo Graça/Arquivo

Recentemente aposentado do sector público, Helder Roque  vai assumir cargos de direcção clínica em várias unidades do Grupo H Saúde. O antigo presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria irá também desempenhar funções de consultor naquele grupo privado, sediado na Benedita, Alcobaça.

Numa nota de imprensa, o Grupo H Saúde adianta que Helder Roque passa a ser o director clínico da Clínica das Olhalvas, em Leiria, e da Policlínica Central da Benedita e do Centro Médico de Pataias, duas unidades localizadas no concelho de Alcobaça.

Destacando a “vasta experiência” de Helder Roque como médico e gestor, que considera “uma referência na área da saúde”, a administração do Grupo H Saúde considera que a sua contratação é “uma oportunidade” para “abrir um novo ciclo” na vida da empresa, “focado na melhoria das condições de trabalho e na sua diversificação e diferenciação técnica”.

“O Dr. Helder Roque vem acrescentar valor. Em conjunto com a administração e todos os colaboradores, provocaremos a mudança de que o Grupo H Saúde precisa para ser, cada vez mais, um modelo no sector da saúde”, pode ler-se naquele comunicado, que destaca a “capacidade de trabalho e de liderança de causas e projectos”, pelas quais o médico “é reconhecido”.

Formado em medicina, Helder Roque, de 67 anos, liderou o Hospital de Santo André e depois o Centro Hospitalar de Leiria durante 14 anos. Demitiu-se do cargo em Março de 2019, “em protesto” contra a falta de recursos há muito prometidos pelo Ministério da Saúde, regressando ao Centro de Saúde Gorjão Henriques, em Leiria, onde era médico do quadro.

A par da sua carreira clínica, Helder Roque foi vereador na Câmara de Leiria, presidente da Associação de Futebol de Leiria e professor na antiga Escola Superior de Enfermagem de Leiria. Em 2018, foi distinguido com a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde e da Câmara de Leiria.

Por seu lado o lado, Grupo H Saúde, que está a celebrar 40 anos de actividade, integra várias unidades de saúde, entre as quais, o Centro Médico de Diálise e a Farmácia Alves, ambas na Benedita, a AMAcare para apoio domiciliário, a Academia H Saúde dedicada à formação e certificação, e as já citadas Clínica das Olhalvas, Policlínica Central da Benedita e Centro Médico de Pataias, com especialidades médicas diversas, análises clínicas e exames.