Viver

Hádoc exibe Les Enfants Terribles, de Ahmet Çupur

16 mai 2022 15:00

Quarta sessão do ciclo de cinema documental a decorrer em Leiria retrata um conflito de gerações centrado na Turquia

Les Enfants Terribles, terça-feira, 17 de Maio, às 21:30 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

A próxima sessão do Hádoc, agendada para terça-feira, 17 de Maio, pelas 21:30 horas, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, apresenta o filme documentário Les Enfants Terribles (Turquia, 2021, 93 minutos), de Ahmet Çupur.

Esta é uma história sobre o conflito entre gerações. Entre os fossos que se criam entre pais e filhos, entre o passado e o presente.

A temática é transversal à vida familiar um pouco por todo o mundo, mas em Les Enfants Terribles reveste-se da especificidade de um país ele próprio caracterizado, particularmente, por paradoxos e contradições: a Turquia.

A acção inicia-se numa pequena aldeia do seu sudeste, onde Mahmut e Zeynep vivem com os pais. Ahmet, o irmão mais velho, que saiu para estudar há cerca de 20 anos, regressa agora, para filmar e realizar este documentário que retrata o conturbado momento da vida dos seus irmãos.

Mahmut quer divorciar-se da sua esposa, com quem se casou recentemente. Zeynep matricula-se numa escola aberta e começa a trabalhar numa fábrica. Contra a vontade do pai, quer sair da aldeia e ir para a universidade.

O choque geracional é inevitável, bem como as consequências das escolhas dos jovens na sua vida.

Mais informação sobre o festival em hadoc.pt.

Caption