Viver

Há um novo prémio literário no distrito de Leiria

4 fev 2020 14:44

Iniciativa dirigida aos alunos do ensino secundário da Escola Amadeu Gaudêncio

ha-um-novo-premio-literario-no-distrito-de-leiria
Jaime Rocha (canto inferior esquerdo) durante uma sessão recente na Biblioteca da Nazaré
DR

A primeira edição da Prova Literária Prémio Jaime Rocha acontece em 2020, por iniciativa da colectividade popular Biblioteca da Nazaré, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Nazaré.

A iniciativa é dirigida aos alunos do ensino secundário da Escola Amadeu Gaudêncio e atribui ao primeiro classificado um conjunto de livros no valor de 100 euros. 

Os textos a concurso, em prosa, com tema igual para todos os participantes, têm de ser entregues até ao próximo dia 30 de Abril, mas o prazo para inscrição termina antes, a 31 de Março, segundo o regulamento já disponível online.

De acordo com a direcção da Biblioteca da Nazaré, a organização da prova literária tem em conta "a inexistência de iniciativas do género no concelho da Nazaré" e considera a "extrema importância que a criação artística e literária tem na evolução das próprias comunidades". 

O principal objectivo é "potenciar o aparecimento de novos criadores na área da literatura junto das camadas mais jovens do concelho da Nazaré".

A atribuição do nome de Jaime Rocha à iniciativa pretende homenagear o autor, que tem uma obra literária "intimamente ligada às suas vivências da juventude passadas na Nazaré".