Viver

Há um novo centro de artes em Alcobaça e é uma casa abrigo para artistas da Ucrânia

7 jul 2022 19:00

Central-periférica: durante 12 meses, artistas em risco vão trabalhar em Alcobaça num novo espaço para residências e investigação em arte contemporânea, aberto ao público

ha-um-novo-centro-de-artes-em-alcobaca-e-e-uma-casa-abrigo-para-artistas-da-ucrania
Kamilla Yanar, Valerie Karpan e Oleksii Voitikh, três dos cinco artistas em residência na central-periférica
Ricardo Graça

Kamilla, Valerie, Maryna, Yehor e Oleksii são todos profissionais das artes e têm também em comum as raízes no país que desde 24 de Fevereiro está sob uma ofensiva militar em larga escala.

Os cinco artistas provenientes da Ucrânia são os primeiros ocupantes da central-periférica, um novo centro de residências e investigação artística, em Alcobaça.

Vão ficar 12 meses e desenvolver um programa de actividades multidisciplinar.

A primeira exposição, da autoria de Kamilla Yanar, evoca o conflito com a Rússia desde 2014 e narra as histórias de pessoas forçadas a abandonar as respectivas casas, no Donbass, de onde ela própria é originária.

Com o título Temporary Corner, a exposição inaugurada na sexta-feira, 1 de Julho, na Rua Dr. Nascimento e Sousa, marca a abertura ao público da central-periférica, lugar improvisado para acolher artistas em risco.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ