Viver

Há um morcego nas Caldas

20 nov 2020 14:46

Peça é uma crítica ao consumo cego

ha-um-morcego-nas-caldas
Morcego de Bordalo II
DR

A mais recente obra de Bordalo II, denominada Lighted Plastic Bat, representa um morcego e é uma crítica à sociedade de consumo.

Trata-se de um verdadeiro grito de alerta deste artista português, a condenar o carácter descartável de muitos produtos usados no dia-a-dia, que são um atentado à saúde do planeta e perfeitamente desnecessários.

O trabalho pode ser visto na Rua Capitão Filipe de Sousa, numa das principais artérias da cidade de Caldas da Rainha.

“A oferta é tanta e tão diversa que, na última década, se criaram inúmeras técnicas para ‘iluminar o caminho’ dos consumidores, para que olhemos e desejemos aquilo que se nos quer impingir, com slogans que ficam a cantar na nossa cabeça, imagens de uma felicidade utópica ou simplesmente com intensidades de luz para nos focarmos no mais brilhante, vivo e colorido produto”, defende o artista português.

Foi precisamente neste conceito que se inspirou para a criação do morcego com iluminação artística. Além de desperdícios de plástico, Bordalo II recorre a luzes néon e a um mini painel fotovoltaico como fonte de energia. “Estas são para mim técnicas interessantes e com grande potencial artístico. Neste caso, são um upgrade a acrescentar aos resíduos da série dos Big Trash Animals, para lhes dar mais destaque, numa cidade onde são quase engolidos pelas imensas e ofuscantes formas de comunicação publicitária”, conclui.

Assine Já Login

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.