Sociedade

Há quem deseje Sales como o novo ministro da Saúde

30 ago 2022 16:25

Actual secretário de Estado Adjunto e da Saúde apontado como possível sucessor de Marta Temido

ha-quem-deseje-sales-como-o-novo-ministro-da-saude
António Lacerda Sales é secretário de Estado Adjunto e da Saúde
Ricardo Graça/Arquivo
Assim que foi conhecida a demissão da ministra da Saúde, Marta Temido, no PS de Leiria há quem pense em António Lacerda Sales como o sucessor da governante.
 
Na sua página de facebook, José Manuel Silva, ex-vereador do PS na Câmara de Leiria, foi claro: "por mim está escolhido o novo ministro da saúde. Tem experiência autárquica e governamental, conhece os meandros da política partidária, é uma pessoa dialogante, é médico ortopedista, sabe usar o bisturi, mas também o “escopro e o martelo”. Passou pela pandemia, tem experiência do SNS, mas também do privado, tem convicções, mas sabe ser realista perante os problemas e não confunde o país com o PS", lê-se na publicação.
 
Também a bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco, confrontada sobre o nome do futuro titular do Ministério da Saúde e a expectativa de um melhor relacionamento com a tutela, assumiu que “pode ser obviamente melhor” e lembrou inclusivamente o nome do secretário de Estado Adjunto e da Saúde e actual presidente da Assembleia Municipal de Leiria.
 
“António Lacerda Sales tem uma óptima relação com todos os intervenientes do sector. É evidente que isso ajuda e gostamos sempre muito mais de trabalhar e de resolver problemas com pessoas simpáticas e que conseguem interagir connosco do que com uma pessoa que, no caso da OE, nos fez uma sindicância, porque não gostava do trabalho que fazíamos”, apontou à Lusa.
 
Numa conferência de imprensa esta tarde, quando questionado sobre quando será feita a substituição de Marta Temido, o  primeiro-ministro, António Costa, respondeu que “será quando for oportuno”, reiterando que “não será rápido”.
 
“Hoje tenho todo o dia de trabalho já fixado para preparar o Conselho de Ministros extraordinário para podermos aprovar o pacote - que tive oportunidade de anunciar que aprovaremos já para a semana - de apoio ao rendimento das famílias e, portanto, hoje não tenho condições”, explicou.
 
Sobre a data dessa reunião do Governo, António Costa antecipou que esta decorrerá na segunda-feira.
 
O chefe do executivo explicou ainda que depois tem “quatro dias entre deslocações e a visita oficial a Moçambique” e só depois disso é que poderá tratar da substituição de Marta Temido.
 
A ministra da Saúde, Marta Temido, apresentou hoje a demissão por entender que “deixou de ter condições” para exercer o cargo, demissão que foi aceite pelo primeiro-ministro, António Costa.
 
Hoje de manhã fonte oficial do gabinete de António Costa já tinha admitido à Lusa que a substituição da ministra da Saúde "não será rápida", adiantando que o chefe do Governo gostaria que fosse esta governante a concluir o processo de definição da nova direcção executiva do SNS.