Sociedade

Há exclusão social em Pombal e Alcobaça, mas está “mitigada”

2 abr 2016 00:00

Estudo analisa pobreza e dinâmicas territoriais em Portugal

ha-exclusao-social-em-pombal-e-alcobaca-mas-esta-mitigada-3585
Raquel de Sousa Silva

Registam uma conjugação “equilibradae mitigada das várias dimensõesde exclusão” e “nenhum dos factores de vulnerabilidade face à exclusão social tem uma expressão muito evidente e significativa”.

É assim que é caracterizado o grupo de 38 concelhos em “exclusãomitigada” do Referencial de CoesãoSocial, e onde se incluem cinco territóriosda região de Leiria.

Alcobaça, Óbidos, Ourém, Pombale Porto de Mós encontram-seneste grupo, que inclui concelhosonde se verifica uma “presençamuito reduzida de famílias muitopobres”, “bom indicador” de que osterritórios deste perfil apresentam“porventura a melhor situação relativamenteà emergência de casosmais graves de pobreza e exclusãosocial”.

São concelhos que “conjugamas vertentes rurais e urbanassem as suas facetas mais extrema das e num quadro de algum dinamismoeconómico”, aponta o estudo,recentemente apresentadonuma reunião do Conselho Local deAcção Social (CLAS) de Pombal.das e num quadro de algum dinamismoeconómico”, aponta o estudo,recentemente apresentadonuma reunião do Conselho Local deAcção Social (CLAS) de Pombal.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo