Desporto

Há duas décadas que nenhuma portuguesa ganha à lançadora do martelo Vânia Silva

1 jul 2021 12:08

20.º título nacional no lançamento do martelo

ha-duas-decadas-que-nenhuma-portuguesa-ganha-a-lancadora-do-martelo-vania-silva
Vânia Silva conta com dezenas de internacionalizações ao longo de 19 anos ao serviço de Portugal
Ricardo Graça/Arquivo

A lançar o martelo há 26 anos, Vânia Silva conquistou, no passado fim-de- semana, o seu 20.º título nacional. Há 18 anos que o primeiro lugar é consecutivamente da atleta da Maceira, Leiria.

Com uma carreira repleta de êxitos, a lançadora, que veste a camisola verde e branca do Sporting, orgulha-se também de representar Portugal há 19 anos, contando com dezenas de internacionalizações. Começou aos 15 anos, garantindo a sua primeira internacionalização aos 18 anos, no Campeonato da Europa de Juniores, em França.

“Em 1999, além da presença no Campeonato do Mundo de Juniores representei a selecção nacional pela primeira vez no Campeonato da Europa das Nações. Tínhamos descido de divisão e voltámos a subir”, recorda ao JORNAL DE LEIRIA.

A sua vida foi dedicada ao lançamento do martelo, mas garante que não fez grandes sacrifícios. “Talvez tenha abdicado da vertente mais social da vida académica. Terei ido a um ou dois jantares de curso, mas também nunca senti necessidade disso. Nunca fui de sair à noite. Sempre que havia uma pausa nas aulas viajava para Leiria para poder treinar”, assume.

Aos 41 anos, o recorde mundial no martelão, engenho de nove quilos (mais cinco do que o peso do martelo) é seu, com um arremesso de 19,40 metros. Conta com três presenças nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012), inúmeras participações em campeonatos nacionais, da Europa e do Mundo.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ