Desporto

Guilherme Pina bate recorde nacional absoluto dos 1.500 metros livres

31 mar 2017 00:00

O atleta da Benedita esteve em plano de destaque no primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de natação, ao bater o recorde nacional da distância mais longa do programa olímpico. A marca também lhe dá acesso aos Mundiais de Budapeste.

guilherme-pina-bate-recorde-nacional-absoluto-dos-1500-metros-livres-6219

Na competição que decorre em Coimbra até domingo, Guilherme Pina terminou os 1.500 metros livres com a marca de 15.15,12 minutos, superando o anterior máximo nacional, de Fernando Costa (15.16,22), já com quase uma década.

O registo garante-lhe a qualificação  para os Mundiais de Budapeste segundo os mínimos da Federação Portuguesa de Natação

“Estou muito feliz. É um sonho realizado. Penso que fiz uma prova perfeita, correu tudo muito bem, deu tudo certo”, disse o atleta do Sporting.

Pina assume que era um objectivo assumido à partida. “Saí forte e fiquei sozinho. Depois procurei manter o ritmo o mais possível controlando o andamento para recorde nacional. No final, custou”, admitiu.

O nadador de 18 anos assumiu ainda que esta é a sua “mais difícil época de sempre”, considerando que é o seu primeiro ano de sénior e também “primeiro de um longo caminho até aos Jogos de Tóquio 2020”.