Sociedade

Grutas de Mira de Aire acolhem comemorações do Dia da Ecologia

8 set 2021 14:57

Encontro realiza-se no próximo dia 14 e contará com a presença do ministro do Ambiente e da Acção Climática.

grutas-de-mira-de-aire-acolhem-comemoracoes-do-dia-da-ecologia
Grutas de Mira de Aire são as maiores grutas visitáveis do País
Ricardo Graça

A importância da biodiversidade das grutas e do carso vai ser o tema central das comemorações do Dia da Ecologia, que se assinala na próxima terça-feira, dia 14, a realizar nas grutas de Mira de Aire, a partir das 10:30 horas.

Com a participação do ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Matos Fernandes, o encontro pretende chamar a atenção para a necessidade de preservação dos ecossistemas subterrâneos, que albergam uma biodiversidade única, dominada por invertebrados adaptados à vida na escuridão.

É aqui, no subsolo que encontramos 97% dos recursos de água doce disponíveis para consumo humano imediato e é a biodiversidade subterrânea que garante o equilíbrio ecológico e a purificação das maiores reservas estratégicas de água para o futuro da humanidade”, realça a organização do evento, em comunicado.

O encontro contará com intervenções de Cristina Máguas, presidente da Federação Europeia de Ecologia e coordenadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais; de Maria Amélia Martins-Loução, presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia, e de Ana Sofia Reboleira e Jorge Palmeirim, ambos professores na Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa e investigadores do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Octávio Mateus, docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Olímpio Martins, da equipa de espeleólogos do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, e Maria de Jesus Fernandes, Bastonária da Ordem dos Biólogos são outro dos intervenientes.

Durante o encontro irá falar-se sobre ecossistemas subterrâneos sob uma perspectiva ecológica; de morcegos, os habitantes icónicos do subsolo; da importância das cavernas e do carso como arquivos paleo-ecológicos; sobre o papel das grutas visitáveis na sustentabilidade ambiental, e sobre a relevância da biodiversidade das grutas e do carso para a biologia.

Assine Já Login

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.