Sociedade

Grupo Saint Germain e empresário de Leiria garantem estar inocentes

16 abr 2021 19:00

Operação Triângulo constituiu arguidos a empresa com sede em Leiria e Carlos de Matos

grupo-saint-germain-e-empresario-de-leiria-garantem-estar-inocentes
Carlos de Matos garante que ele e a empresa foram "gravemente lesados" pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António por incumprimento do contrato
Ricardo Graça/Arquivo

“Não pagámos subornos a ninguém nem planeámos pagar, não precisamos disso nem é essa a nossa forma de agir.”

As palavras são de Carlos de Matos, presidente do conselho de administração da empresa Saint Germain – Empreendimentos Imobiliários, SA, que foi constituído arguido no âmbito da denominada “Operação Triângulo”, desencadeada pela PJ após alegadas denúncias relativas à gestão da presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, também arguida no processo.

Num comunicado enviado ao JORNAL DE LEIRIA, Carlos de Matos desmente as notícias que lhe atribuem afirmações que alegadamente teria proferido no interrogatório a que foi sujeito em Évora e que apontam para que tenha feito pagamentos neste processo, o que não corresponde à verdade. “O único pagamento que efectuámos foi à Câmara, foi o que foi contratado, correspondente a 50% do valor do terreno, que antes foi objexto de duas hastas públicas que ficaram desertas", sublinha.

O líder da empresa sediada em Leiria e do Groupe Saint Germain, que opera há 26 anos na região de Paris, onde foi fundado, exprime ainda a sua "revolta" por ter estado "dois dias detido para ser ouvido por um juiz, quando nada fez de ilegal, irregular ou condenável".

“Ao longo de 26 anos de operação na região de Paris desenvolvemos várias dezenas de empreendimentos, no valor de milhares de milhões de euros, lidando com dezenas de municípios e autarcas, e nunca estivemos envolvidos ou fomos suspeitos ou acusados de quaisquer irregularidades ou ilegalidades”, avança Carlos de Matos.

Segundo o empresário, ele próprio e a empresa "foram gravemente lesados pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António no negócio que está em causa e que se preparavam para reverter, por considerarem que a autarquia não estava a cumprir o contratado".

“É inaceitável que tenha sido detido, ainda que apenas para ser ouvido por um juiz, sem que em momento prévio me tenha sido dada a oportunidade de me defender e de colaborar com a investigação“, critica Carlos de Matos, que explica que há cerca de oito anos criou em Leiria a Saint Germain – Empreendimentos Imobiliários SA, empresa de direito português do Groupe Saint Germain, para pagar impostos e contribuir para o desenvolvimento do seu concelho natal.

O Groupe Saint Germain, que deu origem à Saint Germain – Empreendimentos Imobiliários SA, foi fundado em Paris em 1995 por Carlos de Matos e dedica-se à promoção imobiliária, tendo actuado nos segmentos da habitação, comércio e saúde (clínicas especializadas em Alzheimer), tendo vindo a recuperar edifícios históricos na zona de Paris, além de inúmeros empreendimentos construídos de raiz, refere a mesma nota.

O grupo não tem ainda concluído nenhum investimento em Portugal, tendo em carteira dois projectos, um deles este em Monte Gordo.