Economia

Grupo Local de Pesca dinamiza projectos de mais de três milhões de euros no Oeste

10 dez 2021 14:45

Parcerias envolvem Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça e Nazaré

grupo-local-de-pesca-dinamiza-projectos-de-mais-de-tres-milhoes-de-euros-no-oeste
Grupo envolve 21 entidades, entre autarquias, centros de inovação, empresas e outras instituições
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

O Grupo de Acção Local (GAL) Pesca Oeste tem em curso investimentos superiores a três milhões de euros em projectos ligados à pesca, no âmbito da parceria que junta cinco concelhos da região: Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça e Nazaré. O balanço foi divulgado esta semana pelo GAL Pesca Oeste.

Os projectos que integram a Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Costeira no período 2014-2021 permitiram atingir uma dotação de 3,1 milhões de euros e aprovar várias dezenas de candidaturas de todos os municípios que integram a parceria, especifica a estrutura, citada pela Lusa.

No âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas “foram aprovadas 39 candidaturas, num montante total de apoio público de 2,6 milhões de euros”, refere o GAL, que faz ainda um balanço da taxa de execução, situada "nos 35%, tendo sido pago aos promotores perto de 926.500 mil euros”.

Do total dos projectos em curso, "cerca de 60% estão a ser desenvolvidos por entidades públicas (autarquias, instituições de ensino e centros de inovação e desenvolvimento), sendo os restantes da responsabilidade de empresas e de organizações do setor social ligadas à pesca".

No mesmo horizonte temporal foram ainda apresentados outros projectos ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e ao Fundo Social Europeu (FSE) "com uma dotação de 935 mil euros". Destes, “foram aprovadas 24 candidaturas, num total de 736 mil euros (79%)”, e a taxa de execução “situa-se atualmente nos 6%”, divulgou o GAL após uma reunião de todos os parceiros, realizada na Nazaré.

O GAL Pesca Oeste tem como entidade gestora a ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche e envolve 21 entidades dos municípios de Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça e Nazaré.

De acordo com o vice-presidente da ADEPE, Jorge Abrantes, “o balanço dos seis anos de exercício é positivo” e os projectos desenvolvidos “permitiram a empresas, aos municípios e à academia trazerem investimento para a região Oeste, numa lógica de proximidade às comunidades”.

Jorge Abrantes sublinha “a valorização do património cultural e identitário das comunidades ribeirinhas deste conjunto de municípios” que foi possível alcançar durante este período, através de projectos que se traduzem igualmente num “forte impacto no potencial turístico da região”.

No que respeita ao horizonte 2021-2027, o vice-presidente da ADEPE lembra que “o ano 2022 será decisivo para a clarificação de quais os GAL Pesca que vão ser aprovados e apoiados” e defende que, no caso do Oeste, os municípios e empresas deverão prosseguir com esta experiência.