Economia

Grupo Lagoa de Pombal entra na corrida ao lítio com investimento de 16 milhões de euros

29 ago 2023 12:19

Projecto-piloto para concentrar os minerais de lítio deverá estar a funcionar dentro de dois anos

grupo-lagoa-de-pombal-entra-na-corrida-ao-litio-com-investimento-de-16-milhoes-de-euros
Unidade do Grupo Lagoa em Pombal
Fotografia: DR

O Grupo Lagoa, sediado em Roussa, Pombal, vai investir 16 milhões de euros num projecto-piloto para concentrar os minerais de lítio presentes nos depósitos pegmatíticos explorados na zona de Ribeira de Pena.

A informação foi avançada ontem, segunda-feira, na edição do jornal Público.

Segundo o administrador, Carlos Lagoa, a actividade irá ocupar parte da fábrica do grupo em Pombal e deverá estar em funcionamento dentro de dois anos. 

"O projecto é todo nosso", referiu o responsável ao Público, sublinhando que o grupo se candidatou a fundos do Portugal 2030, mas que, mesmo sem apoios, irtá sempre avançar.
 
A capacidade de transformação anual da unidade passará das 50 a 60 mil toneladas de pegmatite para 80 mil, resultando na produção estimada de "seis a oito mil toneladas de concentrado de lítio".

Segundo o Público, a empresa tem como alvo a produção de "concentrado de espodumena de lítio com qualidade comercial", usada para alimentar futuras refinarias em Portugal e na Europa.

Este investimento, explica a fonte da empresa, representa os seus primeiros passos na corrida ao lítio, estando a ser equacionada a instalação de uma unidade de transformação de lítio ainda maior, através de um memorando de entendimento com a AMG Brasil.