Sociedade

Grupo de independentes avança para Câmara de Leiria

24 nov 2016 00:00

Gastão Neves (na foto) e António Lucas são hipóteses para liderar candidatura

grupo-de-independentes-avanca-para-camara-de-leiria-5448
Maria Anabela Silva

Ainda não tem nome nem está formalmente constituído. Mas quem dá a cara por ele assegura que não haverá “retorno” e que, nas próximas eleições autárquicas, os boletins de voto em Leiria terão mais uma opção: um movimento de cidadãos, que promete apresentar um projecto “ambicioso” para o concelho e que tenciona não só concorrer à câmara, mas também às freguesias.

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, entre os nomes apontados para liderar a candidatura ao município estão António Lucas, ex-presidente da Câmara da Batalha, e Gastão Neves, ex-vereador do PSD em Leiria que, em 2013, chegou a ser anunciado como candidato dos sociais-democratas antes de desistir por divergências com as estruturas partidárias.

Para já, é Gastão Neves que dá a cara pelo movimento. No entanto, assegura que “nada está decidido” em relação a quem encabeçará a lista. “Ainda não é o tempo” para anunciar nomes, alega, frisando que a prioridade passa por “definir um projecto no qual os leirienses se possa rever e confiar”. Segundo Gastão Neves, o grupo que está a impulsionar a constituição do movimento integra “cerca de 30 pessoas”, com actividades profissionais diversas e “maioritariamente” residentes no concelho.

“Temos empresários, comerciantes, agentes culturais, pessoas ligadas ao ensino e à saúde e com experiência autárquica, entre outros profissionais”, adianta Gastão Neves, que acrescenta: “O grupo nasce de uma vontade dos cidadãos, de pessoas que estão descontentes e descrentes e que acreditam que é possível apresentar um projecto alternativo que transforme e dê futuro à cidade e às freguesias”. 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.