Sociedade

Governo promete “todo o apoio” para que o Centenário das Aparições tenha “o maior brilho”

26 jun 2016 00:00

Promessa deixada pelo ministro Eduardo Cabrita durante as comemorações do Dia do Município de Ourém.

governo-promete-todo-o-apoio-para-que-o-centenario-das-aparicoes-tenha-o-maior-brilho-4469
Maria Anabela Silva

Foi com uma largada de balões e ao som do fado de Carminho que terminou a cerimónia oficial que marcou o início das comemorações do Centenário das Aparições de Fátima, realizada na segunda- -feira, no largo da Igreja Matriz da freguesia, e que coincidiu com as celebrações do Dia do Município de Ourém.

A presidir à sessão esteve o ministro adjunto, Eduardo Cabrita, que prometeu que o Governo dará “todo o apoio necessário” para que as comemorações do centenário tenham “o maior brilho possível”, sem, no entanto, especificar o tipo de colaboração que será dispensada pela Administração Central.

No seu discurso, o ministro afirmou que “a dimensão do bom acolhimento”, assim como a segurança e “a afirmação da dimensão cultural do impacto para o País” do fenómeno de Fátima “não são questões indiferentes ao Governo”. Nesse sentido, deixou a promessa de trabalhar de “braço dado” com as instituições religiosas e as autarquias “em vários projectos de desenvolvimento” no concelho.

As palavras de Eduardo Cabrita surgiram depois dos apelos dos presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia, respectivamente, Paulo Fonseca e Humberto Silva, para um envolvimento do Governo de forma a que o Centenário seja assinalado com a “dignidade necessária”.

“Como se estima, queremos ser a cidade que acolherá 8 milhões de visitantes no próximo ano, mas não o queremos nem podemos fazer sozinhos”, disse o presidente da Junta, defendendo que “Fátima precisa de mais atenção do Estado Central.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo