Saúde

Governo promete ocupação plena dos cuidados paliativos de Alcobaça em Maio

23 fev 2023 12:07

Unidade do hospital de Alcobaça tem funcionado apenas com um terço das camas disponíveis devido à falta de profissionais que assegurem o internamento.

governo-promete-ocupacao-plena-dos-cuidados-paliativos-de-alcobaca-em-maio
Hospital de Alcobaça tem a única unidade de cuidados paliativos da região
Ricardo Graça

Maio é a data apontada pelo Ministério da Saúde para a dotação “plena” da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital de Alcobaça, cuja ocupação tem estado limitada por falta de recursos humanos.

Em resposta a uma pergunta feita pelos deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria, a tutela adianta que “prevê-se que a dotação plena [da unidade] seja activada no próximo mês de Maio”.

Na pergunta entregue na Assembleia da República, os social-democratas denunciaram a sub-utilização da unidade, em funcionamento desde Março de 2021. Constituída por 12 camas de internamento, “apenas oito camas” estariam a ser utilizadas “por falta de recursos humanos”, lamentavam os deputados.

“À data da pergunta, já se encontravam em funcionamento dez camas”, informa a tutela, esclarecendo ainda que o serviço conta com a prestação de 14 enfermeiros e dois médicos a tempo inteiro, “sendo que um deles se encontram actualmente de licença”.

A unidade conta ainda com os serviços de um médico, um psicólogo e um assistente social “a tempo parcial” e cinco assistentes operacionais, acrescenta a resposta do Ministério da Saúde.