Sociedade

Governo promete novo quartel da GNR para Leiria

7 abr 2017 00:00

Câmara está a negociar com tutela troca de terrenos.

governo-promete-novo-quartel-da-gnr-para-leiria-6258

“Vamos avançar com a elaboração de um projecto para um novo quartel da GNR, para que no próximo ano possamos lançar o concurso público da obra.” A afirmação foi deixada pela secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, durante a cerimónia das comemorações dos 100 anos da GNR de Leiria.

Esta é uma reivindicação há muito desejada pelos militares, tendo em conta a falta de condições do actual Comando Territorial da GNR. A Câmara de Leiria também já disponibilizou os terrenos junto à Estrada Nacional 109, onde estava a antiga Junta Autónoma de Estradas (JAE), para que o quartel pudesse ser construído.

Raul Castro, presidente do Município de Leiria, disse ao JORNAL DE LEIRIA, que continua em negociações com o Ministério da Administração Interna para a cedência daquele espaço.

“A autarquia tem de ser compensada com património ou com outra contrapartida”, adiantou o autarca, ao referir que “há abertura da Câmara para que o quartel da GNR e do Comando Distrital de Operações de Socorro [instalado no edifício do antigo Governo Civil] se possam mudar”.

Para Raul Castro, o espaço da ex-JAE é “o local de excelência” para instalar a GNR, por isso, espera que seja possível a transferência em 2018.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.