Sociedade

GNR volta a multar ICNF no Pinhal de Leiria

16 set 2021 13:45

Militares do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) verificaram incumprimento na limpeza e gestão de combustíveis na Mata Nacional de Leiria e a GNR levantou um auto de contra-ordenação ao ICNF

gnr-volta-a-multar-icnf-no-pinhal-de-leiria
Dentro de um mês, cumprem-se quatro anos sobre o incêndio que destruiu 86% do Pinhal de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

É a terceira vez, depois do incêndio de Outubro de 2017, que se torna pública a actuação da GNR a visar o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) por falta de limpeza no Pinhal de Leiria.

Segundo apurou o JORNAL DE LEIRIA, o novo auto de contra-ordenação, agora elaborado, depois de uma fiscalização por militares do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), através do Núcleo de Protecção Ambiental do Destacamento Territorial de Leiria, tem na origem o incumprimento de obrigações de gestão de combustíveis previstas no Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios e no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do concelho da Marinha Grande.

A coima incide sobre o ICNF enquanto entidade responsável pela gestão da Mata Nacional de Leiria, que é propriedade do Estado na tutela do Ministério do Ambiente.

Já em 2018, cerca de um ano após o incêndio que atingiu 86% do Pinhal de Leiria, a GNR tinha, pelo mesmo motivo, aplicado várias coimas ao ICNF. Em 2020, a GNR abriu mais um processo de contra-ordenação ao ICNF. E volta a fazê-lo agora, em 2021.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ