Sociedade

GNR detém dois suspeitos de incêndio florestal em Ansião e Pombal

10 set 2025 09:45

Em causa esteve a queima de sobrantes e de trabalhos com roçadora

gnr-detem-dois-suspeitos-de-incendio-florestal-em-ansiao-e-pombal

Duas pessoas foram detidas pela GNR por suspeita de incêndio florestal nos concelhos de Ansião e Pombal.

No âmbito de uma acção de patrulhamento preventivo, na terça-feira, realizada na localidade de Pousaflores, os militares do Posto Territorial de Ansião detectaram uma queima de sobrantes não autorizada que se descontrolou, originando um incêndio que consumiu uma área de cerca de 500 m² de mato rasteiro, videiras e oliveiras.

No decurso da acção, foram desenvolvidas diligências que permitiram identificar e localizar o suspeito, que foi de imediato detido, adianta um comunicado do Comando Territorial da GNR de Leiria.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ansião.

No sábado, um homem de 59 anos foi detido por incêndio florestal no concelho de Pombal, na sequência de uma denúncia que dava conta da ocorrência de um incêndio florestal, na localidade de Souto – Vila Cã.

Ao se deslocarem ao local, os militares da Guarda apuraram que o suspeito, "durante trabalhos de limpeza de caminhos com recurso a uma roçadora, provocou a ignição que originou o incêndio, motivo pelo qual foi detido".

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Pombal.

Na nota de imprensa, a GNR lembra que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal.

A realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural "muito elevado" ou "máximo", estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos.

Para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel, aconselha ainda a GNR.