Sociedade

GNR detém dois homens por violência doméstica

12 ago 2022 14:45

O arguido controlava a companheira, inclusive obrigava a mulher a fazer videochamadas sempre que ia a casa almoçar, registando-se duas situações de asfixia, em que a vítima desfaleceu.

gnr-detem-dois-homens-por-violencia-domestica
Uma das vítimas foi asfixiada por duas vezes, perdendo os sentidos.
GNR

Dois homens foram detidos pela GNR em Leiria e na Marinha Grande, suspeitos de agredirem as respectivas companheiras.

Segundo a GNR, o homem foi detido pelo Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 10 de Agosto, em cumprimento de um mandado de detenção, por violência doméstica, no concelho da Marinha Grande.

No decorrer da investigação, os militares da Guarda apuraram que o suspeito “injuriou e infligiu, de forma reiterada, agressões, físicas e psicológicas contra a vítima, sua companheira de 23 anos, chegando mesmo por várias vezes a ameaçá-la com gravidade”.

Atendendo ao "escalar da violência" foi dado cumprimento a mandado de detenção.

Após ter sido presente a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial da Leiria, esta quinta-feira, foi-lhe aplicada a medida de coacção de proibição de contactos com a vítima.

No mesmo dia, foi detido um homem de 47 anos também em cumprimento de um  mandado de detenção, por violência doméstica, no concelho de Leiria.

No decorrer da investigação, os militares da Guarda apuraram que o suspeito, infligiu injúrias físicas e psicológicas para com a sua companheira de 45 anos, controlando os movimentos e limitando-a na sua liberdade.

Segundo explicou ao JORNAL DE LEIRIA o capitão André Gonçalves, o arguido controlava a companheira, inclusive obrigava a mulher a fazer videochamadas sempre que ia a casa almoçar, registando-se duas situações de asfixia, em que a vítima desfaleceu.

O detido, foi presente a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial da Leiria, tendo sido aplicada a medida de coacção de proibição de se aproximar da residência da vítima bem como de contactar com a mesma, ficando ainda sujeito a controlo com recurso a pulseira electrónica.

A GNR informa que a violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva e aconselha a quem precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica a participar no portal queixa eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt, através do 112, no Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx ou na aplicação SMS Segurança, direccionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.

Notícia actualizada às 17:09 horas.