Sociedade

GNR detecta pecuária que despejava na bacia hidrográfica da baía de São Martinho do Porto

26 abr 2021 16:57

Após denúncia por populares, foram elaborados dois autos de contra-ordenação. As coimas podem ascender a 144 mil euros

gnr-detecta-pecuaria-que-despejava-na-bacia-hidrografica-da-baia-de-sao-martinho-do-porto
Situação detectada pela GNR de Caldas da Rainha
GNR

Uma descarga ilegal de efluentes pecuários, no concelho de Caldas da Rainha, foi detectada pelo Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha, foi hoje anunciado.

Este domingo, 25 de Abril, na sequência de uma denúncia de populares, os elementos do NPA detectaram a descarga que tinha origem numa exploração agropecuária. E apuraram que era efectuada através de um tubo colocado na última lagoa de depuração de efluentes e que posteriormente introduzia-se num afluente do rio Tornada, indo desaguar na Bacia Hidrográfica da Baia de São Martinho do Porto.

"Da acção resultou a elaboração de um auto de contra-ordenação ambiental por descarga de efluentes pecuários directamente para a linha de água, punível com uma coima que pode ascender aos 144 000 euros, tendo sido remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente / Administração da Região Hidrográfica do Centro", refere a GNR, em comunicado.

Foi ainda elaborado um auto de contra-ordenação por incumprimento da obrigação do isolamento por vedação das estruturas do armazenamento de efluentes pecuários (lagoas), punível com uma coima que pode ascender aos 44 000 euros, tendo sido remetido para a Direcção Regional da Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.