Sociedade

GNR detecta mais de três mil infracções de falta de limpeza

14 abr 2017 00:00

Prevenir Já reforça sensibilização para a gestão de combustível.

gnr-detecta-mais-de-tres-mil-infraccoes-de-falta-de-limpeza-6291

Os militares do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR detectaram mais de três mil infracções na sua acção de fiscalização às áreas inseridas nas faixas secundárias de gestão de combustível, em 2016, nos dez municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

O concelho de Leiria foi aquele onde as infracções subiram de 2015 para 2016. O presidente da Câmara, Raul Castro, não se mostrou preocupado, considerando que poderá ter sido “uma zona que não tenha sido objecto de passagem por qualquer motivo”.

“Vamos ver o que vai acontecer este ano para tirarmos alguma conclusão. A redução de dois terços do primeiro ano para o segundo foi fantástica”, sublinhou Raul Castro, garantindo que todo o concelho já está coberto pela acção dos GIPS.

O autarca defende que este projecto se mantenha para que as pessoas não pensem que não acontece nada. “Uma fiscalização fardada impõe respeito. É a solução.”

O também presidente da CIMRL realçou ainda a importância do trabalho do GIPS, que através de uma estratégia de patrulhamento, assente no policiamento de proximidade e na sensibilização das populações, aposta na prevenção de incêndios florestais. A prevenção “deve ser encarada como a forma mais eficaz de combater o drama dos incêndios florestais”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.