Sociedade

GNR detecta descarga ilegal de efluentes pecuários na Batalha

20 set 2022 09:54

Poluição identificada no dia 16 de Setembro

No decurso de uma acção de fiscalização, os elementos do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) do Comando Territorial de Leiria detectaram uma descarga de efluentes pecuários para a linha de água, afluente do rio Lena, na localidade de Casal da Amieira, no concelho da Batalha.

Numa nota de imprensa, o Comando adiantou que, no dia 16, no decorrer das diligências policiais constatou que a descarga era proveniente de uma exploração pecuária.

Desta acção resultou a elaboração de um auto de contra-ordenação por descarga de águas residuais para a linha de água, sem autorização da entidade competente para o efeito, remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente, punível com uma coima no valor máximo de 240 mil euros.

"A GNR, consciente da importância dos recursos hídricos na qualidade de vida das populações, encontra-se fortemente empenhada no sentido de sensibilizar e zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção da natureza e do ambiente", refere o comunicado.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção ambiental e dos animais, informa ainda.

Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.