Sociedade

GNR detecta descarga ilegal de efluentes domésticos em Porto de Mós

26 set 2022 09:41

Denúncia dava conta de alteração das características de coloração da água

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Leiria, na sexta-feira, detectou uma descarga ilegal de efluentes domésticos numa linha de água, no concelho de Porto de Mós.

Numa nota de imprensa, a GNR informa que os militares se deslocaram ao local após uma denúncia que dava conta de uma alteração das características de coloração da água junto das margens do rio Lena.

"No decorrer da acção policial foi elaborado um auto de contra-ordenação por descarga de águas residuais para a linha de água, sem autorização da entidade competente para o efeito, remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente, punível com uma coima no valor máximo de 240 mil euros", adianta o comunicado.

A GNR, consciente da importância dos recursos hídricos na qualidade de vida das populações, "encontra-se fortemente empenhada no sentido de sensibilizar e zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção da natureza e do ambiente".

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção ambiental e dos animais.

Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas.