Sociedade

GNR de Leiria deteve homem por violência doméstica e apreendeu máquinas de jogo e estupefacientes

19 nov 2021 17:14

Operações em Pedrógão Grande, Caldas da Rainha e Óbidos

gnr-de-leiria-deteve-homem-por-violencia-domestica-e-apreendeu-maquinas-de-jogo-e-estupefacientes

O Comando Territorial de Leiria deu hoje conta de três situações decorridas no território do distrito de Leiria, nos últimos três dias. 

Um homem de 60 anos foi detido, no dia 17, no concelho de Pedrogão Grande, por violência doméstica, por militares do Posto Territorial de Pedrógão Grande, do Comando Territorial de Leiria da GNR.

Segundo a força policial, na sequência de uma denúncia de violência doméstica, os militares deslocaram-se à residência, impedindo que o suspeito infligisse agressões físicas à vítima, sua companheira, com 62 anos, com uma arma branca.

Foi possível verificar ainda que o suspeito encontrava-se com uma faca de cozinha encostada à zona abdominal da mulher.

No decorrer da atuação policial, apurou-se que o casal mantinha uma relação de namoro há cerca de quatro meses e que, durante esse tempo, o suspeito, gradualmente, começou a consumir bebidas alcoólicas, aumentando a sua agressividade, bem como a proferir injúrias e ameaças contra a vítima.

O detido, com antecedentes criminais pela prática do mesmo ilícito, foi presente a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Leiria, ficando sujeito à medida de coacção de prisão preventiva.

Em comunicado, o Comando Distrital de Leiria da GNR informa que, no dia 16, os militares do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, recuperaram duas viaturas furtadas e apreenderam uma máquina de jogo ilegal de fortuna ou azar, em Óbidos e em Caldas da Rainha.

"Na primeira situação, na sequência de uma operação de fiscalização, o Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Caldas da Rainha fiscalizou uma oficina em Óbidos, tendo localizado e recuperado duas viaturas que tinham sido furtadas."

No segundo caso, na mesma operação de fiscalização, em Caldas da Rainha, os militares do Posto Territorial de Bombarral fiscalizaram um estabelecimento, tendo detectado uma máquina de jogo ilegal, que foi apreendida.

Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Oliveira de Azeméis e para o Tribunal Judicial de Caldas da Rainha.

Já em Óbidos, os militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas da Rainha, detiveram, ontem, dia 18, dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos, por tráfico de estupefacientes e posse ilegal de arma.

A GNR procedeu à localização dos suspeitos e deu cumprimento a cinco mandados de busca, uma domiciliária, uma em estabelecimento e três em veículos, sendo que no decorrer das diligências policiais foi ainda apreendido:

- 162 doses de canábis;
- sete doses de ecstasy;
- 2,5 gramas de cogumelos alucinogénios;
- uma arma de ar comprimido de calibre 4,5 mm;
- uma mira telescópica;
- 25 cartuchos de calibre 12;
- três balanças digitais;
- equipamento eléctrico de apoio à produção em estufa de canábis e diverso material de acondicionamento de estupefacientes.

Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Caldas da Rainha.