Sociedade

Geoparque do Oeste com aprovação preliminar por parte da UNESCO

13 set 2023 10:30

Entidade gestora da candidatura espera que a validação do geoparque por parte do Conselho Executivo da UNESCO aconteça na Primavera do próximo ano.

geoparque-do-oeste-com-aprovacao-preliminar-por-parte-da-unesco
Salir do Porto é um dos geossítios que integra a candidatura
Foto: geoparqueoeste.com

O Conselho Executivo do Programa de Geoparques Mundiais da UNESCO aprovou, de forma preliminar, a candidatura do Oeste na reunião integrada na conferência mundial de Geoparques, que decorre em Marraquexe (Marrocos).

Em comunicado, a AGEO - Associação Geoparque Oeste – adianta que a candidatura que submeteu foi aprovada “por unanimidade”, passando assim à fase seguinte, a validação do Conselho Executivo da UNESCO, “o que se espera que aconteça na Primavera do próximo ano, e subsequente reconhecimento do território como Geoparque Mundial da UNESCO”.

Em Julho, os avaliadores da candidatura afirmaram que a região tem trabalhado bem nesse sentido, ao apostar na sua sustentabilidade. “Vimos exemplos muito, muito bons de como um geoparque deve funcionar, como se deve colaborar com seus parceiros. Tem um órgão de gestão que trabalha muito de perto com a comunidade local em benefício dela e é isso que procuramos num geoparque”, disse, na ocasião, Ílias Valiakos, um dos elementos da equipa de avaliação da UNESCO, citado pela agência Lusa.

O responsável salientou “o grande potencial” da região Oeste não só pela sua posição estratégica, capaz de atrair visitantes, mas também pelas infraestruturas criadas “sem perturbar o ambiente ou invadir o território”.

O Geoparque Oeste é gerido pela AGEO, constituída pelos municípios de Lourinhã, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Peniche, Bombarral e Cadaval. Em Portugal existem cinco geoparques mundiais da UNESCO: Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela. A nível mundial são 195 distribuídos por 48 países.