Economia

Gasóleo profissional alargado todo o país

2 jan 2017 00:00

Regime permite às empresas de transportes adquirir combustível mais barato

gasoleo-profissional-alargado-todo-o-pais-5674

Após o período experimental que vigorou de 15 de Setembro até ao final do ano, o regime do gasóleo profissional alarga-se, a partir de hoje, dia 2 de Janeiro, a todo o país.

No decurso daquele período, que decorreu em quatro zonas de fronteira com grande movimento de transporte de mercadorias (Quintanilha, Vilar Formoso, Caia e Vila Verde de Ficalho), “registou-se um significativo aumento de vendas de gasóleo, de perto de 400 mil litros entre Setembro e Novembro”, segundo uma nota do Gabinete do ministro-adjunto.

O regime do gasóleo profissional permite que o preço deste combustível tenha uma carga fiscal equivalente à praticada em Espanha, eliminando o diferencial que existe relativamente aos impostos específicos sobre combustíveis.

“O Governo respondeu, assim, a uma reivindicação de décadas por parte das empresas de transporte de mercadorias, aguardando apenas a manifestação do interesse, por parte dos operadores do sector dos combustíveis, em terem postos aderentes ao gasóleo profissional”.