Sociedade

Garagem 82: Leiria ganhou um novo palco para chamar a música

12 jan 2019 00:00

Espaço de café-concerto também disponível para eventos privados.

garagem-82-leiria-ganhou-um-novo-palco-para-chamar-a-musica-9693

Anos 80, a década do primeiro computador pessoal e da primeira versão do Windows, do ET e do CD, de Michael Jackson e do álbum Thriller, do cubo mágico e do sonho DeLorean, da medalha olímpica de Carlos Lopes e do caso Saltillo, dos penteados esquisitos e da MTV, é também a década das primeiras festas de garagem organizadas por Rui Reis e pelos amigos, nos dias do ensino secundário, com sistema de áudio doméstico, luzes a recriar o ambiente de discoteca e a indispensável mesa de mistura, tudo construção própria, com os conhecimentos adquiridos nas aulas de electrotecnia.

Avanço no tempo: Rui Reis a meter discos em bares e, mais recentemente, a iniciar- se nas aulas de bateria. Há um fio condutor, desde os convívios da adolescência na Cruz da Areia até ao interesse pela dinâmica da tarola, pratos e timbalões, que explica o projecto Garagem 82, que gere com Eunice Lopes, um novo espaço polivalente, no centro comercial D. Dinis, em Leiria, com palco permanente e som amplificado (PA), a funcionar como café-concerto nas noites de sexta-feira e sábado (entre as 21 horas e as duas da manhã), mas disponível nos restantes dias e horários, mediante pagamento, para ensaios de bandas, conferências, reuniões, exposições, workshops, eventos privados e aniversários. Tem capacidade para acolher até 100 pessoas em simultâneo e uma zona de brincar, a pensar nos mais novos.

Para quem viveu os anos 80, uma informação importante: há máquina de flipper, além das setas e dos bilhares.
 

Sextas e sábados: Da comédia stand-up aos momentos drag queen
Ano novo, vida nova. Aberto há um mês, o espaço Garagem 82 aproveita o arranque de 2019 para intensificar a agenda com que vai preencher as noites do final da semana. Nas sextas-feiras, o palco está reservado para as artes performativas, do ilusionismo ao karaoke, da comédia stand-up ao transformismo e aos momentos drag queen, da poesia ao spoken word. Nos sábados, não muito depois das 21 horas, porque a ideia é começar cedo, abrem-se os microfones para a música de vários géneros, com originais e covers. Há pop-rockno alinhamento, mas pelo menos dois sábados em cada mês ficam reservado para as sonoridades jazz ou bossanova. Já no próximo sábado, 12 de Janeiro, oportunidade para ouvir jazz em formato quarteto, com Inês Bernardo (voz), Adelino Oliveira (contrabaixo), João Maneta (bateria) e Tiago Ferreira, um colectivo de músicos experientes com participação em projectos como a Banda da Catraia, a Caruma e Bússola, entre outros. Na programação já confirmada, com talentos locais, incluindo alunos da Rock School do Instituto de Jovens Músicos, mas também artistas de fora da região, Rui Reis, da Garagem 82, destaca o ilusionista André Borges (sexta-feira, 25 de Janeiro), Dora Oliveira e Dusk Drummer (também este mês, dia 18) e a dupla Ricardo Oliveira e Júlio Santana (16 de Fevereiro).