Economia

Galp desiste de três concessões de petróleo em Peniche

1 ago 2017 00:00

Empresa vai manter apenas uma das áreas de pesquisa, abandonando três outras

galp-desiste-de-tres-concessoes-de-petroleo-em-peniche-6915

A Galp Energia desistiu de avançar com a pesquisa de petróleo em três das quatro concessões que detinha na bacia de Peniche, o que levou a petrolífera a registar uma imparidade de 22 milhões de euros nas contas do semestre, avança a Lusa.

Em conferência de imprensa, o presidente executivo da Galp Energia, Carlos Gomes da Silva, afirmou que a petrolífera decidiu manter somente uma das áreas de pesquisa ao largo de Peniche, mas sem especificar quais das quatro foram abandonadas (Camarão, Ameijoa, Mexilhão e Ostra).

“Decidimos devolver a concessão em três áreas da bacia de Peniche. Tomámos a decisão de abandonar estas áreas antes de furar”, explicou Carlos Gomes da Silva, referindo que a decisão foi tomada com base na análise aos dados geológicos recolhidos.

Em declarações aos jornalistas, o presidente executivo da Galp disse que “as três zonas [abandonadas] não têm magnitude nem dimensão que justifiquem o desenvolvimento de um projecto”.

A quarta concessão ainda aguarda a análise de mais informação recolhida pelo estudo geológico: “Deixámos a quarta para um momento posterior quando tivermos mais informação”.

A petrolífera registou imparidades de 22 milhões de euros relativas a esta decisão, o que o gestor precisou tratar-se do montante investido em dez anos, com os vários estudos, nomeadamente de sísmica, realizados naquelas concessões.