Economia

Gallo Vidro investe 100 milhões de euros em modernização e ampliação

13 mai 2022 09:29

Fábrica da Marinha Grande vai construir novo forno e instalar equipamentos para eficiência energética

gallo-vidro-investe-100-milhoes-de-euros-em-modernizacao-e-ampliacao
Unidade fabrica vidro de embalagem para vários mercados
Ricardo Graça/Arquivo

A Gallo Vidro tem em curso obras para ampliação e modernização da fábrica, na Marinha Grande, orçadas em mais de 100 milhões de euros.

De acordo com nota da Câmara da Marinha Grande, que esta quarta feira participou num visita às obras em curso na empresa do Grupo Vidrala, o investimento contempla a construção de um novo forno de última geração que substituirá outro mais pequeno e menos eficiente.

Além do novo forno, o investimento engloba outros equipamentos que “contribuem para uma operação muito mais sustentável”: a instalação de painéis fotovoltaicos para produção e autoconsumo de energia eléctrica renovável e a colocação de um novo e moderno electrofiltro, equipamento que garante a despoluição dos fumos da chaminé.

Está ainda contemplada no investimento a edificação da Vidrala Academy, um centro de formação em tecnologia de vidro que dará apoio às oito fábricas do grupo espalhadas pela Europa, e a ampliação do centro logístico localizado na Garcia.

Os investimentos em curso têm como eixos principais a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética, bem como a redução do impacto da operação industrial na malha urbana da cidade, onde se localiza esta fábrica, que emprega mais de 270 trabalhadores e que pretende melhorar continuamente a relação e interação da actividade com a comunidade em que se insere, aponta a nota da autarquia.

A visita às obras contou com a presença dos administradores e directores executivos do Grupo Vidrala, de responsáveis da fábrica Gallo Vidro e do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Aurélio Ferreira regozijou-se com “o investimento em curso pelo Grupo Vidrala, por permitir garantir a continuidade da modernização da Gallo Vidro, com uma importante preocupação ambiental, e potenciar o negócio do grupo”.

O presidente da Câmara aproveitou para assumir o compromisso de que “o Município pretende ser um agente facilitador das empresas, que geram riqueza e postos de trabalho no concelho”.