Sociedade

Fuzileiros cedem camas para montar hospital de campanha em Alcobaça

26 mar 2020 12:30

Estrutura será instalada no pavilhão gimnodesportivo de Alcobaça, que já está a ser preparado para o efeito.

fuzileiros-cedem-camas-para-montar-hospital-de-campanha-em-alcobaca

As Forças Armadas Portugueses (Fuzileiros) vão fornecer 40 camas, que serão utilizadas para a instalação de um hospital de campanha no pavilhão gimnodesportivo de Alcobaça.

A informação é avançada num comunicado da Câmara Municipal, que justifica a medida com a necessidade de “acautelar o agravamento do cenário epidemiológico actual”.

O Município adianta que o pavilhão já está a ser preparado para receber o hospital de campanha. Para o efeito, o equipamento será “totalmente higienizado por empresa certificada” e estão a ser revistas as infra-estruturas de fornecimento de água, electricidade e saneamento. A expectativa é que as camas cedidas pelos Fuzileiros possam ser acomodadas já esta sexta-feira.

“Desta forma e em caso de necessidade poderemos montar, em apenas 24 horas, um hospital de campanha ou uma estrutura de apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social [IPSS]”, assegura o presidente da Câmara.

Citado por aquela nota de imprensa, Paulo Inácio recorda ainda que no concelho já existem dois espaços disponíveis - a Estalagem do Cruzeiro em Aljubarrota e a Pousada da Juventude de Alfeizerão –, para serem usados em caso de necessidades de isolamento e/ou alojamento.

Esta quarta-feira, o município promoveu uma reunião com representantes das IPSS, presidentes de junta e agentes das autoridades para fazer um levantamento das necessidades destas instituições, com vista à elaboração de um plano conjunto de apoio à comunidade no contexto da pandemia.

A falta de equipamento e materiais de segurança, como máscaras e álcool, a diminuição do número de profissionais disponíveis e a dificuldade em manter alguns serviços, como alimentação e domicílios, foram algumas das dificuldades reportadas.

Relativamente ao fornecimento de alimentos, a Câmara Municipal de Alcobaça disponibilizou-se para apoiar e reforçar o serviço de cantinas sociais através do qual os munícipes mais necessitados poderão levantar refeições junto das instalações das IPSS.