Desporto

Furos continuam a importunar João Ferreira no Dakar

16 jan 2026 16:18

Na penúltima etapa do Dakar, dois furos impediram a dupla portuguesa de tentar lutar pelo pódio

furos-continuam-a-importunar-joao-ferreira-no-dakar
Amanhã decorre a última etapa
DR

Os furos parecem não largar João Ferreira e o seu Toyota Hilux e o piloto português voltou a enfrentar um dia exigente no Dakar.

Nesta penúltima etapa, disputada entre Al Henakiyah e Yanbu, a dupla portuguesa, também composta por Filipe Palmeiro, sofreu dois furos logo na fase inicial da especial, que condicionaram o ritmo da corrida.

Ainda assim, o piloto de Leiria chegou ao fim da 12.ª etapa, em 18.º lugar, a 22:33 minutos do líder. Ocupa, na classificação geral, a 18.ª posição.

“No Dakar, tudo pode mudar em poucos quilómetros e hoje voltámos a sentir isso bem cedo. Dois furos no início da etapa tiraram-nos qualquer hipótese de lutar por um resultado semelhante ao de ontem, mas a prioridade foi manter a cabeça fria e cumprir a missão de acabar esta maratona. Não foi a etapa que queríamos, mas continuamos focados, a aprender e a ganhar experiência ao mais alto nível. O objectivo agora é terminar o Dakar da melhor forma possível”, sublinha.

Amanhã, cumpre-se a 13.ª e ultima etapa do Dakar, novamente na região de Yanbu, com um percurso total de cerca de 141 quilómetros, dos quais 105 são cronometrados. Esta etapa circular regressa ao ponto de partida e termina no coração do bivouac, junto ao mar vermelho.