Sociedade

Furacão arrasou restaurantes, bares e casas e nem a Polícia Marítima resistiu

14 out 2018 00:00

Leslie deixou rasto de destruição na Praia da Vieira

furacao-arrasou-restaurantes-bares-e-casas-e-nem-a-policia-maritima-resistiu-9363

Horas depois da passagem do Furacão Leslie na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, o rasto da destruição era mais que visível em restaurantes, casas, apoios de praia e até no edifício da Polícia Marítima.

Na viagem entre Leiria e Praia da Vieira,muitas foram as árvores tombadas, partidas e arrancadas encontradas, num cenário de pura destruição.

O JORNAL DE LEIRIA deslocou-se à Praia da Vieira horas depois do Furacão Leslie e, além dos mirones que decidiram ir observar os estragos, muitos proprietários limpavam e tentavam reparar o que ainda é possível fazer, após a passagem de ventos com velocidades acima dos 100 quilómetros por hora.

"Parecia o fim do mundo. Nunca vi nada assim." As frases são de Sandra Moreira, uma moradora com casa em frente à praia, cujos vidros foram destruídos por objectos que voaram, e até a parede da casa apresentava buracos.

A lota da venda de peixe está totalmente destruída e ao longo de toda a marginal, os destroços da fúria do vento acumulam-se.

Dois bares de praia ficaram destruídos, de uma sapataria calçado e armários espalharam-se pelas ruas envolventes, depois dos vidros terem sido partidos, após a colisão de objectos arrancados de outros edifícios.

Os bombeiros não têm mãos a medir. Num prédio, as varandas desapareceram ou estão danificadas com pedaços de alumínio que terão sido arrancados de outros locais. A fúria do vento, como muitas pessoas constataram, também não poupou as instalações da Polícia Marítima.

Telhado e paredes foram arrancadas do posto da Praia da Vieira.

O hotel Cristal também sofreu danos. O Leslie partiu "uma vidraça, a sacada de um bar em vidro, várias estruturas de madeira", destruiu parte da piscina coberta do hotel e provocou danos no parque aquático.

A electricidade e a água ainda estão a ser repostas em vários pontos da freguesia.

Leia mais na edição da próxima quinta-feira.