Sociedade

Fundação Dr. José Lourenço Júnior organiza seminário sobre Cuidar através dos Sentidos

13 jan 2024 11:00

As inscrições terão início a partir do dia 15 de Janeiro, nas redes sociais da instituição.

fundacao-dr-jose-lourenco-junior-organiza-seminario-sobre-cuidar-atraves-dos-sentidos

Ambientes Multissensoriais Snoezelen, Bem-Estar e Cuidar através dos Sentidos é o tema do seminário organizado pela Fundação Dr. José Lourenço Júnior, proprietário do lar Otília Lourenço, em Abiul, que irá decorrer no dia 15 de Fevereiro, no Teatro Cine de Pombal.

Será um seminário “rico em conhecimento e partilha de boas práticas sob a temática da abordagem snoezelen e da estimulação cognitiva e sensorial, contando com oradores internacionais e nacionais, especialistas no tema”, refere uma nota de imprensa.

Ad Verhuel, um dos fundadores da abordagem Snoezelen, nos anos 70 no Instituto de Hartenberg, Países Baixos, é um dos oradores convidados, que dará o seu testemunho baseado na longa experiência no desenvolvimento e aplicação desta abordagem a diversos públicos alvo.

Presentes no seminário estará também Marrubi Luna e Garazi Blasco, da Cooperativa Social TxiriBuelta, Pamplona que abordarão a intervenção snoezelen em meio aquático.

Amélia Martins, especialista em estimulação multissensorial, co-fundadora da Cooperativa Via Hominis e responsável pela I&D e implementação da metodologia de cuidados Humanitude®, em Portugal, e Rita Silva, responsável e coordenadora do espaço multissensorial do lar Otilia Lourenço, Abiul, darão conta da experiência da instituição nesta abordagem com idosos.

Haverá ainda uma exposição dedicada ao tema, com materiais e equipamentos snoezelen, para aqueles que queiram saber sobre como conceber, construir e equipar uma sala multissensorial.

Este evento representa uma oportunidade de excelência para técnicos e estudantes de diversas áreas, para conhecer e aprofundar conhecimentos sobre a estimulação sensorial através da abordagem snoezelen (e outros ambientes multissensoriais) e as suas aplicações”, reforça a Fundação Dr. José Lourenço Júnior.

As inscrições terão início a partir do dia 15 de Janeiro, nas redes sociais da instituição.

Este evento conta com o apoio do Município de Pombal e do programa ERASMUS+ e enquadra-se na missão da instituição na promoção de iniciativas de apoio à comunidade, regendo-se por valores de justiça social, solidariedade, inovação e responsabilidade.