Economia

Frubaça investe cinco milhões para aumentar produção de sumos

15 fev 2018 00:00

No próximo ano, a cooperativa de Alcobaça tem como objectivo a construção de uma nova central para armazenar a fruta produzida pelos sócios

frubaca-investe-cinco-milhoes-para-aumentar-producao-de-sumos-8139
Raquel de Sousa Silva

A Frubaça está a concluir um investimento de cinco milhões de euros que lhe permitiu aumentar a produção de sumos e passar a fabricar novos produtos, por um lado, e modernizar e automatizar a central fruteira, por outro. No próximo ano, a cooperativa de Alcobaça tem como objectivo a construção de uma nova central para armazenar a fruta produzida pelos sócios.

Jorge Periquito explica que o investimento visou a expansão da capacidade de produção de sumos (produzidos com recurso à preservação por alta pressão a frio) de olhos postos sobretudo no mercado americano, que é um dos que mais têm crescido.

Este país está entre os cerca de 20 para onde a Frubaça exporta sumos, embora não seja o principal. Esse lugar é ocupado pelo Reino Unido, a que se segue Espanha.

“Registam-se novas tendências por parte dos consumidores, que andam à procura de coisas novas e diferentes”. A empresa tem apostado em antecipar as tendências do mercado, lançando sumos com novos sabores, recorrendo para tal a ingredientes como o gengibre ou a pimenta cayenne.

Recentemente foi lançado em Inglaterra um shot à base de carvão vegetal, exemplifica o empresário. Na área dos sumos, a empresa tem actualmente cerca de mil referências diferentes, mas nem todas estão à venda no mercado nacional.

Jorge Periquito adianta que o investimento contemplou também a instalação de novos equipamentos, que permitem à empresa de Alcobaça começar a produzir novos artigos, como leite de am&ec

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ