Viver

Front Line Assembly, Atari Teenage Riot e Pop Dell’Arte ao assalto das muralhas de Leiria

24 ago 2017 00:00

Entremuralhas. A partir de hoje, dia 24 até sábado à noite (dia 26), o mais 'sui generis' dos festivais de Verão volta a instalar-se nos Palcos Alma, Corpo e Igreja da Pena, no âmago do Castelo de Leiria.

Fotografia: Marcelo Brites
Atari Teenage Riot
Atari Teenage Riot
Atari Teenage Riot
DJ Carlos Matos
DJ Carlos Matos
DJ Carlos Matos
Bärlin
Bärlin
Bärlin
Bestial Mouths
Bestial Mouths
Bestial Mouths
In the Nursery
In the Nursery
In the Nursery
Nicole Sabouné
Nicole Sabouné
Nicole Sabouné
Simoni Salvatore
Simoni Salvatore
Simoni Salvatore
Vox-Low
Vox-Low
Vox-Low
Jacinto Silva Duro

O festival gótico Entremuralhas é já uma verdadeira instituição e postal ilustrado da cidade do Lis. Em “garridos” tons de negro, promete três dias de música de grande qualidade, bandas memoráveis, artistas plásticos e momentos inesquecíveis.

Como cabeças-de-cartaz, o festival gótico apresenta Front Line Assembly, Atari Teenage Riot, Perturbator, Vox Low, Position Parallèle e Pop Dell’Arte. Mas há mais novidades. Este ano, a pensar nos amantes do evento que já são pais, há babbysitting gratuito e o evento agora ostenta o selo de Eco Evento, após sete edições onde a limpeza e organização têm sido elogiadas tanto por participantes, como por autoridades.

A oitava edição, que hoje começa, deverá ser igualmente respeitosa para ambiente e património histórico edificado. Os resíduos recolhidos serão “transformados” em dinheiro, através de uma parceria com a Valorlis, que será entregue à APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. Mas, colocar de pé o Entremuralhas 2017 não foi feito sem grande esforço e muitos percalços.

“Este ano a Fade In - Associação de Acção Cultural tem sido posta à prova como nunca tinha acontecido em qualquer das vezes que organizou o festival”, refere o presidente do colectivo que organiza o evento e que tem como lema: “não somos um bordel, mas damos muito prazer”. “Houve uma desistência por morte e duas por problemas de saúde”, diz Carlos Matos.

A 17 de Julho, já com toda a digressão europeia marcada, o baixista da banda norte-americana Tuxedomoon, Peter Principle, faleceu e a banda cancelou a digressão à Europa e ao Castelo de Leiria.

“Parece que o velho ditado de "não há duas sem três" se fez sentir sem dó nem piedade sobre nós para testar a nossa resistência ao stress e a nossa capacidade de resposta às vicissitudes que se nos têm deparado a tão pouco tempo do início do festival.”

A organização respondeu e conseguiu que os míticos Atari Teenage Riot viessem calçar os sapatos dos também míticos norte-americanos. No caso dos Twa Corbies

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ