Desporto

Frisbee é leccionado pelo planeta com livro de professor de Leiria

17 jul 2020 10:38

José Amoroso tem ligação de duas décadas à modalidade

frisbee-e-leccionado-pelo-planeta-com-livro-de-professor-de-leiria
Chineses e tailandeses pediram a José Amoroso autorização para traduzir o livro
Ricardo Graça/Arquivo

Chama-se Ultimate at Schools Programme File, foi apresentado no início do mês pela World Flying Disc Federation (WFDF) e foi escrito por José Amoroso, docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

Este e-book, com livre acesso no site da WFDF, fornece 139 páginas de materiais didácticos relativos ao ultimate frisbee e será basilar na disseminação da modalidade pelo planeta.

Fala sobre as regras do jogo, sobre aspectos específicos do desporto, como o espírito de jogo, como lançar e capturar, e métodos de ensino e avaliação, juntamente com uma breve visão geral das outras disciplinas voadoras.

O autor mostra-se “orgulhoso” por poder contribuir para a difusão da modalidade pela qual se apaixonou à primeira vista. Estava em Erasmus, na Bélgica, há precisamente duas décadas, e decidiu que os miúdos portugueses tinham de saber lançar o disco e as regras deste desporto com idiossincrasia tão própria.

“Chamou-me a atenção por causa da beleza do ver os efeitos do disco a sair e a voltar ao campo”, explica o professor. “Depois, quanto mais nos envolvemos, mais nos vamos apercebendo da riqueza ética que tem.” Até porque não existem árbitros. Foi precisamente sobre o fair-play na modalidade que apresentou a tese de mestrado, em 2011, e também a de doutoramento, em

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ