Sociedade

Franciscanos vendem terreno atrás da igreja para construção

18 out 2018 00:00

Antigo convento vai dar lugar a lar para idosos.

franciscanos-vendem-terreno-atras-da-igreja-para-construcao-9371
Maria Anabela Silva

A ala sul do antigo Convento da Portela, da Província Portuguesa da Ordem Franciscana, vai ser transformada em residência sénior. O investimento, orçado em 1,5 milhões de euros, será feito pela empresa Primaworld, no âmbito de um protocolo celebrado com a congregação, que prevê a concessão e exploração da unidade por um período de 30 anos.

A mesma empresa, que tem negócios na área da promoção imobiliária e da construção civil, comprou ainda o terreno ao lado do antigo convento, onde serão construídos cerca de 40 fogos. Com capacidade para 60 utentes, a unidade sénior ocupará a ala do antigo convento virada para a Rua Dr. João Soares (que confina com os Paços do Concelho), onde chegou a funcionar o antigo asilo distrital e que já serviu também como casa de retiros ao serviço da Ordem Franciscana.

Para o local, que está desocupado há vários anos, chegou a estar prevista uma unidade de cuidados continuadas, promovida pela congregação dos Franciscanos, que, no entanto, acabaria por desistir do projecto.

Segundo Filipe Carreira, administrador da Primaworld, a residência sénior deverá ficar concluída durante “o terceiro trimestre de 2019” e vem no seguimento de vários investimentos que a empresa tem feito nesta área, onde se inclui a unidade Primavida, em Amor, e uma outra em fase de conclusão no Arrabal.

Em “meados de 2019” avançará também a construção de uma unidade de cuidados continuados em Porto de Mós. “É uma área de negócio que estamos a expandir”, justifica o empresário, adiantando que a exploração e gestão da residência de Leiria – que terá o nome de Primavida São Francisco – será feita pela equipa responsável pela unidade de Amor.

Entretanto, no início do próximo ano, deverá arrancar a construção de dois blocos habitacionais no terreno anexo à futura residência sénior, que foi comprado pela Primaworld à Província Portuguesa da Ordem Franciscana.

Segundo Filipe Carreira, o projecto prevê a criação de cerca de 40 fogos, na sua maioria de tipologia T3 e T4. Os dois edifícios, que terão quatro pisos, ficarão “unidos por uma escadaria”. Será, explica, “um condomínio fechado, para o segmento médio-alto - tal como a residência sénior” -, cuja entrada principal se processará através do bairro dos Capuchos.

“A meia rotunda existente actualmente [junto ao topo Norte dos Franciscanos] será requalificada, com a criação de uma praceta”, avança o promotor. Até ao fecho de edição, não foi possível obter qualquer comentário sobre os projectos e o modelo de negócio da unidade sénior por parte da Ordem Franciscana.

 

Os números
60

utentes será a capacidade da residência sénior que irá ocupar a ala sul do antigo convento dos Franciscanos (Convento da Portela)

1,5
milhões de euros é o investimento que a Primaworld, empresa com sede na Caranguejeira com negócios na área da construção civil e de residências seniores, irá fazer na transformação do antigo convento em lar

40
apartamentos, na sua maioria de tipologia T3 e T4, serão construídos em dois blocos habitacionais a edificar no terreno anexo ao antigo convento, comprado pela Primaworld à Província Portuguesa da Ordem Franciscana