Economia

Francesa Edilians compra Umbelino Monteiro

12 jul 2019 00:00

Fundada em 1959, a Umbelino Monteiro emprega actualmente cerca de 100 pessoas e obteve, em 2017, um volume de negócios na ordem dos 11,5 milhões de euros

francesa-edilians-compra-umbelino-monteiro-10447
Raquel de Sousa Silva

“No quadro da sua estratégia de desenvolvimento”, a empresa francesa Edilians adquiriu recentemente a Umbelino Monteiro, fabricante de telhas cerâmicas situada nas Meirinhas, concelho de Pombal, até agora pertença do grupo belga Etex.

A aquisição está sujeita à aprovação da Comissão Europeia, avança a empresa em comunicado, onde explica que no negócio não se inclui o pólo de materiais de construção em fibrocimento.

“Leader em França no mercado da telha cerâmica e nas soluções sustentáveis para o telhado, fachada e eco-habitat”, a Edilians explica que esta aquisição se insere num dos eixos estratégicos definidos para o seu desenvolvimento, e anunciados no final do ano passado pelo seu presidente, Pierre Jonnard: crescer através de aquisições, permitindo reforçar a sua posição na Europa e expandir a sua oferta.

Fundada em 1959, a Umbelino Monteiro emprega actualmente cerca de 100 pessoas e obteve, em 2017, um volume de negócios na ordem dos 11,5 milhões de euros. Fabrica, em três linhas distintas, telhas (numa ampla gama de cores naturais, mediterrânicos e vidrados) e acessórios de cerâmica para telhados. No seu portfólio “existem produtos adequados para preservar edifícios tradicionais ou para projectar ideias inovadoras”, lê-se no site da empresa de Pombal.

“Sendo um dos mais importantes players no mercado português de coberturas e líder na conservação do património cultural e remodelação, são visíveis os seus produtos e sistemas construtivos aplicados em edifícios notórios, como o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, ou Palácio da Pena, em Sintra”.

A Umbelino Monteiro era propriedade da belga Etex há 12 anos, que também anunciou a venda, resultado das “negociações frutuosas” decorridas entre as partes. “Esta operação está totalmente alinhada com a nossa estratégia de participação na tendência de consolidação que o sector europeu de coberturas residenciais regista há vários anos”, aponta o comunicado da empresa, que adianta que a venda lhe permite ainda concentrar-se no seu core business.

A Etex diz igualmente que fora do negócio ficaram as actividades da Umbelino relativas aos materiais de construção em fibrocimento, uma “tecnologia chave” no grupo belga.

“Com a sua rede de 12 fábricas especializadas na construção de telhas cerâmicas e 180 anos de know-how e experiência, a Edilians é o principal fornecedor europeu de telhas para coberturas. Sem dúvida que dará um valioso apoio à Umbelino Monteiro e proporcionará novas oportunidades para a empresa e seus funcionários”, diz ainda a Etex no seu comunicado. Nem esta empresa nem a Edilians revelaram o montante do negócio.

“A Umbelino Monteiro tem uma história de inovação de produto e processo, com experiência em projectos de colaboração de R&D que envolvem fornecedores e centros de pesquisa”, lê-se no

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ