Viver

Fotografias de Luísa Ferreira na festa dos 27 anos do m|i|mo

6 dez 2023 10:36

Uma nova exposição, cinema de animação para os mais novos e uma oficina pedagógica celebram museu da imagem em movimento

fotografias-de-luisa-ferreira-na-festa-dos-27-anos-do-moriormo
Loreto, para ver até 31 de Março
Luísa Ferreira

Luísa Ferreira integrou a equipa de jornalistas fundadores do jornal Público, fotografou para a agência de notícias norte-americana Associated Press e no seu último livro publicado o efeito do conhecimento no combate à Covid-19 em Portugal.

“A cidade e os seus habitantes são temas centrais do seu trabalho em que reflecte uma consciência social e política sobre a actualidade”, é referido no comunicado de imprensa acerca da exposição Loreto, que é inaugurada no m|i|mo – museu da imagem em movimento esta sexta-feira, 8 de Dezembro, às 16 horas, no contexto da celebração do 27.º aniversário da instituição.

“A exposição Loreto propõe-nos uma miríade de olhares que circulam por dentro e por fora da cidade de Lisboa onde esta rua se situa. Estes olhares são como vestígios de pessoas que ali chegaram, viveram e num dado momento partiram sem destino e sem caminho. São como uma memória que se presentifica, parecendo materializar-se numa espessura profunda que a luminosidade de cada fotografia vai revelando e ao mesmo tempo subtraindo ao nosso olhar, e assim à construção transitória do nosso imaginário”, escreve João Silvério, numa nota de divulgação.

“Mas Luísa Ferreira não se detém apenas no registo fotográfico e percorre um itinerário visual e plástico que transforma a exposição numa obra única, por um lado fragmentada no espaço do observador, mas por outro coesa e densa como um corpo que se vai revelando. Assim, esta obra é uma instalação intitulada por uma só palavra, Loreto, que unifica todos os meios, objectos e significações que a constituem, sejam estes fotografias, emolduradas de forma diversa, o som da vida urbana que se transforma em cada noite e que nos devolve uma ambiência do espaço público, e os objectos de uso doméstico, alguns utilitários e outros decorativos, que nos revelam uma intimidade que noutro tempo pertenceu ao espaço da vida privada”, assinala o autor.

O programa de aniversário do m|i|mo, no próximo fim-de-semana, inclui uma sessão especial Monstrinha com cinema de animação para o público a partir dos três anos de idade. Início às 15:30 horas, no sábado, 9 de Dezembro.

Por fim, no domingo, mas com inscrições já esgotadas, realiza-se a oficina pedagógica “O meu mobile de som, luz e cor”.