Sociedade

Fóssil raro descoberto em São Pedro de Moel vai regressar à Marinha Grande

28 set 2021 17:18

Município assinou protocolo de apoio e divulgação com Parque dos Dinossauros da Lourinhã

fossil-raro-descoberto-em-sao-pedro-de-moel-vai-regressar-a-marinha-grande
Autarquia e Parque dos Dinossauros da Lourinhã comprometem-se a facilitar acesso e à divulgação dos achados paleontológicos no concelho
CMMG

O município da Marinha Grande assinou um protocolo com o Parque dos Dinossauros da Lourinhã (PDL) com o objectivo de criar modelos de cooperação na área da paleontologia, que resultarão na investigação, conservação e exposição e divulgação do património paleontológico local.

Ao abrigo deste acordo, o fóssil de um Plesiopharos moelensis, um animal marinho raro contemporâneo dos dinossauros, junto ao Farol de São Pedro de Moel, virá para a Marinha Grande para a realização de uma exposição temporária. 

Aliás, os investigadores que descobriram os restos deste ser pré-histórico baptizaram-no em honra ao local onde foi encontrado.

O acordo entre a autarquia e o PDL foi celebrado no dia 23, entre a presidente da câmara municipal, Cidália Ferreira, e os representantes do parque, Luís Rocha e Jorge Ferreira.

A autarca sublinha o facto de o “território do município da Marinha Grande possuir um grande potencial fossilífero, tido como um dos mais importantes para o Jurássico Inferior de Portugal, nomeadamente com fósseis de diversos répteis marinhos já extintos”. 

Segundo uma nota de imprensa, o acordo entre as duas entidades tem por base essas referências veiculadas pela comunidade científica relativamente à abundância e diversidade de fósseis, na faixa costeira entre São Pedro de Moel e Água de Madeiros.

O PDL compromete-se a dar à câmara a oportunidade de preparação de fósseis de vertebrados oriundos do concelho no laboratório do PDL e a acolher em estágio estudantes das instituições de ensino da Marinha Grande ou residentes na Marinha Grande.

A autarquia poderá convidar um elemento do PDL para aconselhamento científico em questões ligadas ao Património Paleontológico do concelho ou à musealização de um Centro de Interpretação com área dedicada à Paleontologia.

O município promete também auxiliar nas escavações no concelho da Marinha Grande e na promoção de acções conjuntas com vista à preservação e promoção do património natural paleontológico do concelho, junto dos estabelecimentos de ensino.