Sociedade

Fogo que começou há uma semana em Abiul está em fase de resolução 

15 jul 2022 09:39

Governo decidiu prolongar, pelo menos, até domingo a situação de contingência em Portugal Continental

fogo-que-comecou-ha-uma-semana-em-abiul-esta-em-fase-de-resolucao
Operação mobiliza 414 operacionais, com o apoio de 97 veículos
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

O incêndio que deflagrou há uma semana em Vale da Pia, freguesia de Abiul, concelho de Pombal, entrou em fase de resolução às 6:15 horas, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Fonte do CDOS de Leiria disse à Lusa que o incêndio entrou em fase de resolução, mobilizando 414 operacionais, com o apoio de 97 veículos.

Em declarações hoje à Lusa cerca das 8:15 horas, o comandante José Rodrigues, da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) disse que os fogos nos distritos do Porto, Leiria e Viana do Castelo eram os que mais preocupam os bombeiros.

Além do fogo em Vale da Pia, Leiria, que continua a mobilizar mais de 400 bombeiros, José Rodrigues destacou também o fogo que deflagrou na terça-feira às 23:39 em Cidadelhe, freguesia de Lindoso, concelho de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, que mobilizava 266 operacionais, com o apoio de 86 veículos.

“Outro dos incêndios que preocupa é o que deflagrou na quinta-feira em Teixeira, concelho de Baião, no distrito do Porto, que está a ser combatido por 161 operacionais, com o auxílio 54 meios terrestres”, disse.

José Rodrigues destacou igualmente como preocupante, mas a evoluir favoravelmente, o fogo que lavra desde as 23:39 de terça-feira em Cidadelhe, freguesia do Lindoso, concelho de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, que mobilizava 266 operacionais, com o apoio de 86 veículos.

“Não temos a esta hora aldeias, nem populações em risco. As aldeias que foram evacuadas ainda ontem [quinta-feira], foram evacuadas por precaução”, disse José Rodrigues, acrescentando que serão mobilizados meios aéreos para ajudar no combate.

Às 8:50, mais de dois mil operacionais combatiam 38 incêndios - entre fogos em curso, resolução e conclusão - em Portugal continental, com o auxílio de 762 veículos e dois meios aéreos.

Devido às previsões meteorológicas para os próximos dias, com temperaturas máximas elevadas e ao perigo de incêndio, o Governo decidiu prolongar até domingo a situação de contingência em Portugal Continental.