Sociedade

Fogo em Ourém considerado dominado

3 ago 2023 20:26

A intensidade do fumo levou a que “três ou quatro pessoas" tenha sido retiradas de suas casas, na localidade do Brejo.

fogo-em-ourem-considerado-dominado
No terreno chegaram a estar quase 250 operacionais
Ricardo Graça/Arquivo

O incêndio que deflagrou esta tarde na aldeia de São João, na freguesia de Espite, em Ourém, já está dominado, segundo avançou ao JORNAL DE LEIRIA o comandante sub-regional do Médio Tejo. 

De acordo com comandante de serviço no Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, José Carlos Pereira, o "incêndio foi dominado” pelas 19:50 horas, depois de quase três horas e meia a lavrar. 

Perto das 20 horas, encontravam-se no teatro de operações seis meios aéreos, 199 operacionais e 54 viaturas. “O vento está mais fraco, o que é bom. As operações de rescaldo estão a decorrer e os trabalhos ainda vão demorar algum tempo, talvez grande parte da noite”, informou o comandante. 

Segundo José Carlos Pereira, “três ou quatro pessoas idosas foram retiradas de suas casas, na localidade do Brejo, devido à intensidade do fumo”. 

“Nunca houve casas em risco. No entanto, esta localidade estava na trajetória da linha de fogo e como o vento estava muito forte intensificou o fumo. Nunca houve perigo, foi apenas por uma questão de precaução”, esclareceu o comandante. 

 O alerta para o incêndio, que chegou a ter duas frentes activas, foi dado pelas 16:03 horas.