Sociedade

Fogo dominado em Leiria, chamas lavram em Pombal

14 jul 2022 09:23

O incêndio iniciado na Caranguejeira foi dado como dominado esta madrugada. Em Ansião e Pombal, as chamas continuam a ameaçar aldeias

fogo-dominado-em-leiria-chamas-ainda-em-pombal
Situação complicada em Pombal e Ansião
Ricardo Graça

O incêndio florestal que lavrava desde as 12:06 horas de terça-feira na Caranguejeira, no concelho de Leiria, foi dado como dominado na madrugada desta quinta-feira, 14 de Julho, informou a Protecção Civil.

De acordo com o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Leiria, o fogo entrou em resolução às 00:12, mas no terreno permaneciam esta manhã 196 bombeiros, auxiliados por 62 viaturas, em operações de rescaldo e prevenção para acorrer a possíveis reacendimentos. 

Na zona Norte do distrito de Leiria a noite foi de muito trabalho para os bombeiros e de ansiedade para as populações, e a situação continuava complicada esta manhã, sobretudo nos concelhos de Ansião e Alvaiázere, para onde estavam mobilizado 493 bombeiros, 130 viaturas e oito meios aéreos, e às portas da cidade de Pombal, onde um fogo estava a ser combatido por 133 bombeiros, apoiados por 40 viaturas e um meio aéreo.

Num alerta colocado nas redes sociais, a Câmara Municipal de Pombal apontava as zonas de Caseirinhos e Barrocal como as áreas de maior preocupação e apelava à população para que não se deslocasse para as zonas de incêndio, ou vias de acesso às mesmas, para não prejudicar a circulação dos meios de socorro.