Sociedade

Física sobre rodas em Leiria e no Pedrógão

21 jul 2016 00:00

Experiências na área da ciência e da física amanhã, dia 22, em Leiria e sábado, dia 23, na praia do Pedrógão.

fisica-sobre-rodas-em-leiria-e-no-pedrogao-4672

O projecto Física sobre rodas chega à cidade de Leiria amanhã, dia 22 de Julho, e no dia seguinte à praia do Pedrógão. Planetário, workshops, circo da física, observações e palestras são algumas das actividades que integram este projecto, que resulta de uma parceria entre o Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST) e a Câmara Municipal de Leiria (CML). 

As actividades promovem experiências que “despertam a curiosidade pela ciência em geral”, refere a CML em nota de imprensa.

A actividade Circo da física, que “se destaca” neste projecto, é uma exposição interactiva com experiências didácticas que explicam “efeitos físicos popularmente considerados impossíveis ou estranhos e que as pessoas, geralmente, não sabem explicar”.

Perceber a razão por que se pode deitar numa cama de pregos sem se magoar, ou por que é que, por vezes, se apanham choques de electricidade estática, são algumas das curiosidades que podem ser esclarecidas durante as actividades.

Além de despertar o interesse a curiosidade pela ciência nos mais jovens, adianta o município, este projecto pretende “promover o estudo, investigação e desenvolvimento da física, estimular o interesse por esta ciência e a sua divulgação, fazer chegar a física a todo o país e a todas as idades”. 

O projecto Física sobre rodas estará em Leiria no Centro de Interpretação Ambiental e no Jardim de Santo Agostinho amanhã, dia 22 de Julho, entre as 10 e as 23:30 horas, e no Centro Azul da Praia do Pedrógão no sábado, dia 23, entre as 10 e as 16 horas. A entrada é gratuita.