Economia

Finanças vendem Centro Escolar de Alcobaça

4 jan 2016 00:00

Equipamento foi penhorado no final de Dezembro e está à venda num leilão electrónico

financas-vendem-centro-escolar-de-alcobaca-2759
Raquel de Sousa Silva

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) está promover a venda do Centro Escolar de Alcobaça (avaliado em 2,7 milhões de euros) por um preço base de 970.994,50 euros, para executar uma dívida de IVA. A data limite para apresentação de propostas é o dia 29 deste mês.

Hermínio Rodrigues, presidente da empresa municipal Cister Equipamentos, explicou à Lusa que em causa está “a execução de uma dívida de IVA, no valor de 246 mil euros, referente aos anos de 2013 e 2014”. O também vice-presidente da Câmara de Alcobaça garantiu que a dívida “vai ser paga ainda esta semana”, pelo que o município está convicto de que o leilão não se irá realizar.

A expectativa da empresa municipal é de que “a dívida seja paga pela Caixa Geral de Depósitos”, entidade financiadora da construção do centro escolar e do pavilhão de Évora de Alcobaça, ao abrigo de uma parceria público–privada.

O PS já solicitou a realização de uma reunião de câmara “urgente” e enviou uma carta com várias perguntas ao presidente e ao vice-presidente do executivo, “no sentido de tentar esclarecer todas as questões que envolvem o não pagamento de impostos e obrigações da Câmara Municipal de Alcobaça”.

Leia mais na edição impressa, esta quinta-feira