Economia

Filstone mostrou potencial da pedra portuguesa na Índia

1 mai 2022 14:00

Evento foi a primeira apresentação oficial da empresa de Fátima no mercado indiano

filstone-mostrou-potencial-da-pedra-portuguesa-na-india
Arquitectos e outros profissionais participaram no evento
DR

Mais de uma centena de pessoas, entre arquitectos, designers e prescritores de obra, estiveram esta sexta-feira reunidos no evento Beleza da Pedra, promovido pela Filstone em Mumbai, Índia.

O evento foi a primeira apresentação oficial da empresa de Fátima neste país, que representa um dos seus principais mercados de exportação.

Entre os oradores esteve o embaixador português na Índia, Carlos Pereira Marques, “que mostrou disponibilidade para apoiar a Filstone nos desafios que surgirão”, aponta a empresa em nota à comunicação social.

Do painel fizeram também parte arquitectos e designers de reconhecidas empresas na Índia, que abordaram temas como construção, desafios para o sector, aplicabilidade, estética e durabilidade da pedra natural, entre outros.

O evento foi organizado em parceria com a ABVA, empresa portuguesa representante da Filstone na Índia.

Diversificar os mercados externos é um dos principais objectivos da Filstone, que em Abril celebrou 20 anos. Com a China a ocupar o lugar de topo dos países para onde mais exporta, outros mercados têm surgido como oportunidade para a empresa, como a Índia e a Polónia.

Depois da abertura de dois Filstone Centers em Yunfu e em Shuitou, na China, a empresa quer apostar noutras localizações, “de forma a favorecer a compra de blocos de pedra natural sem os normais constrangimentos de tempo e distância”.

Actualmente, a Filstone emprega cerca de 250 colaboradores nas pedreiras de Casal Farto (Fátima) e de Alpalhão (Nisa), tendo gerado um volume de negócios na ordem dos 45 milhões de euros em 2021.